Atrasos não são impossíveis de acontecer e podem acontecer com qualquer um, afinal, imprevistos sempre acontecem, não é mesmo?
O problema é quando esses atrasos tornam-se recorrentes, prejudicando a produção do trabalho.
Este artigo vai te dar algumas dicas de como lidar com atrasos no trabalho. Fique com a gente para saber mais sobre o assunto.
O que diz a lei?
Não existe uma lei que fale explicitamente sobre o tempo de tolerância de atraso dos funcionários, porém, como base pode de utilizar o artigo 58 da CLT, que diz:
“[1] Art. 58 – A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.§ 1o Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. Se ultrapassado esse limite, será considerada como extra a totalidade do tempo que exceder a jornada normal. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001).”
Sendo assim, podemos entender que o colaborador possui 10 minutos de tolerância de atraso, sendo 5 no início de sua jornada e 5 ao final. Logo, se esse tempo exceder, a empresa pode descontar do funcionário, sempre levando em conta os 10 minutos que ele tem de tolerância.
Mas, como lidar com um funcionário que mantém uma rotina de atrasos? Listamos algumas dicas para que você possa tentar adequar em sua empresa sobre o assunto.
Diálogo
O diálogo costuma ser a resolução para muitos problemas e, com esse, não seria diferente.
É importante conversar para saber o motivo dos atrasos regulares do seu funcionário, pois nem sempre é devido ao descaso, ele pode passar por alguma situação que não colabore com o seu horário.
Portanto, fica evidente que chamar esse funcionário para uma conversa franca sobre o assunto é de fundamental importância.
Controle de ponto
Nem sempre os atrasos recorrentes de determinado colaborador são computados, já que para que isso ocorra é necessário que se tenha um controle de ponto.
Existem diferentes tipos de se fazer esse tipo de controle, o mais moderno é o controle digital. Dessa forma, todos os atrasos, assim como as horas excedidas, ficarão registrados, facilitando a hora da contabilidade de horas trabalhadas.
Identifique problemas pessoais
Através do diálogo já citado aqui, você vai poder entender melhor o que causa o atraso continuo de tal funcionário. Dessa forma, ao identificar problemas pessoais que atrapalham na sua pontualidade, você pode tentar auxiliar seu funcionário, como uma pequena mudança no horário de entrada, descontando no horário do almoço, por exemplo.
A verdade é que lidar com atrasos no trabalho não é uma coisa satisfatória para ninguém, pois sobrecarrega o restante da equipe e traz um sentimento de injustiça, porém, ao conversar e descobrir os problemas de seus colaboradores, muita coisa pode ser passada para a equipe.
Então, podemos concluir que o diálogo, a conversa, é o melhor caminho para lidar com atrasos no trabalho.
Estamos aqui também para te ajudar! Diminua a burocracia da sua empresa usando tecnologia simples e ganhe tempo para do seu negócio. Clique aqui, conheça o Flit.
Até mais. (: