Skip to main content
Por que migrar do ponto eletrônico convencional para o digital?

Criado em

21/09/2022


Assuntos


Siga-nos

Por que migrar do ponto eletrônico convencional para o digital?

Com o avanço da internet e com o desenvolvimento da tecnologia a todo vapor, o modo de fazer muitas coisas foi atualizado, não é mesmo? É claro que a famosa folha de ponto não ficaria fora dessa.

A folha de ponto, que antes era feita de forma manual, em folha de papel, mudou para o ponto eletrônico digital. Muitas empresas já adotaram esse tipo de controle. Mas, como dissemos, a tecnologia avança a todo vapor e, agora, o ponto eletrônico é digital.

Mas, por que sua empresa deve fazer essa mudança? É o que vamos te dizer ao longo deste artigo, assim como dicas de qual ponto adotar.

Mas, por que sua empresa deve fazer essa mudança? Vamos te dizer – tanto de maneira escrita como em áudio –  ao longo deste artigo, assim como dicas de qual ponto adotar. Clique no player abaixo e não deixe de conferir essas dicas valiosas para melhorar a sua empresa!

Por que devo adotar o ponto eletrônico digital em minha empresa?

A folha de ponto é obrigatória em toda empresa que houver um número de 10 funcionários ou mais. Nela encontra-se o horário de entrada e saída de todos os funcionários, assim como os horários dos intervalos.

Quando o cadastro destes horários é feito de forma manual, há uma grande chance de erro, o que pode levar tanto a empresa quanto o funcionário a ter um prejuízo.

Sendo assim, o ponto eletrônico digital oferece um maior controle e uma maior segurança para ambos, pois todo o processo é feito automaticamente.

Tipos de ponto eletrônio digital

Existem alguns tipos de ponto eletrônico digital, e nós listamos aqui os principais.

Biometria

Neste modo, o controle é feito através da impressão digital do colaborador. É seguro e eficaz, pois somente o próprio funcionário pode fazer, além de ter um bom custo-benefício para a empresa, pois não há mais a necessidade de se gastar com folhas e cadernos de ponto.  Basta o funcionário ir até o relógio de ponto e posicionar seu dedo cadastrado;

Cartão individual

Aqui, cada funcionário recebe um cartão com um código de barras individual.

O legal desse modo é que, além do controle de ponto, ele permite um controle também da portaria da empresa, só entrando quem tiver o cartão de identificação.

A desvantagem deste modo é o custo, pois cada colaborador deve ter o seu cartão, logo, gera custo para empresa. Além disso, o cartão pode desgastar, e ter que reimprimir o código e outras informações;

Aplicativo digital

Esse, sem dúvidas, é o melhor modo de controle de ponto.

Ele é 100% on-line, ou seja, sem custos para a empresa. É o modo mais recente no mercado e o mais seguro também.

As informações são armazenadas em nuvens, ou seja, caso haja algum problema com o aplicativo, as informações não são perdidas. E mais, todos os reparos podem ser feito de forma remota.

É de fácil manuseio, faz o controle de horários em tempo real, além de ser compatível com diversos sistemas de folha de pagamento. E ainda faz os cálculos das marcações de ponto sem a necessidade de um sistema adicional.

Agora que você já leu todo o nosso artigo, que tal implementar um desses pontos eletrônicos digitais em sua empresa?

Estamos aqui também para te ajudar! Diminua a burocracia da sua empresa usando tecnologia simples e ganhe tempo para do seu negócio. Clique aqui, conheça o Flit.

Até mais. (:

Walter Flores

CEO da Flit