A tecnologia encurtou as distâncias! Hoje é possível realizar reuniões sem se deslocar ou com os participantes em diferentes locais do mundo. Neste sentido, a tecnologia também ajuda a vencer obstáculos geográficos como gerir os colaboradores que atuam externos à empresa.
Quando você está trabalhando com equipes externas – sejam funcionários que trabalham remotamente, clientes ou parceiros – algumas coisas podem dar errado. E não estamos falando apenas sobre a óbvia falta de interações cara a cara que levam a erros de comunicação.
Então, para ajudá-lo a se preparar para ter sucesso no gerenciamento de equipes externas, reunimos conselhos de experts que você precisa saber.
1. Use o poder tecnologia a seu favor
Enquanto muitos acham que o processo de inovação tecnológica pode isolar as pessoas do ponto de vista social, pelo lado profissional, a tecnologia integra as equipes e une as tarefas de cada parte, tornando o fluxo de informações centralizado e ao alcance de todos.
Atualmente no mercado existem vários tipos de softwares e plataformas que são usados para facilitar a troca de informações. Através deles você controla:
- Marcação de visitas;
- Agendamento de manutenção;
- Envia notificações para os funcionários designados para determinada tarefa;
- Registra repasses sobre os atendimentos;
- Anota observações sobre cada cliente, etc.
2. Crie uma liderança
Outro aspecto importante da gestão de equipes externas é ter uma pessoa na liderança desse núcleo na empresa. A tecnologia não faz o trabalho todo sozinho. É preciso um recurso humano para monitorar os funcionários e analisar os números dos relatórios vindos da plataforma utilizada.
E não precisa necessariamente ser apenas uma pessoa a responsável por tudo. Muitas vezes, é preciso de uma equipe maior para fazer os agendamentos dos serviços, o repasse para a equipe e o gerenciamento dos atendimentos.
3. Defina metas atingíveis
Um dos critérios que costumam desmotivar a equipe e promover o turnover são as metas inatingíveis. Ou seja: o funcionário trabalha, trabalha e trabalha mais um pouco, no entanto, jamais consegue chegar perto do objetivo.
Por isso, um dos segredos é ter um bom planejamento estratégico para avaliar as vendas e definir metas atingíveis, sempre considerando os períodos sazonais.
Esperamos ter ajudado para que você tenha mais conhecimento e base para escolher uma solução para controlar o ponto dos colaboradores externos. No que mais precisar, pode contar com a gente!