Skip to main content
Qual a importância do Certificado Digital na contabilidade?

Qual a importância do Certificado Digital na contabilidade?

E aí, galera da contabilidade! Se você já ouviu falar de certificado digital, mas ainda tá meio perdido, vem com a gente que vamos descomplicar tudo.

Um certificado digital nada mais é do que uma espécie de identidade digital da empresa ou pessoa física que permite assinar documentos com validade jurídica e fazer transações online com segurança. Ele foi criado para garantir a autenticidade das operações online e identificar pessoas físicas e jurídicas por meio de uma assinatura eletrônica.

Mas, afinal, para que serve o Certificado Digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que carimba sua identidade na internet. É tipo uma assinatura digital ultra segura que diz: "Ei, sou eu mesmo aqui realizando essa tarefa!"

Por que o certificado digital é tão importante para a Contabilidade?

A resposta é simples: praticidade e segurança! Com esse certificado, é possível assinar documentos à distância, enviar obrigações fiscais online e até fazer aquelas declarações chatinhas sem sair do escritório. Sem papelada, sem burocracia, só alegria!

Como funciona na prática?

Imagine a seguinte situação: você está em seu escritório. Inesperadamente, surge a necessidade de assinatura de um documento importante e urgente. Em vez de correr pra lá e pra cá, você usa seu certificado digital. Uma senha, um clique e voilà! Tudo resolvido sem sair de onde estiver.

Além da praticidade de resolver questões em tempo hábil, você ganha melhor poder de gestão para suas rotinas.

Um dos maiores objetivos de um Certificado Digital é conferir segurança para as informações dos envolvidos nas movimentações

 

Segurança é a alma do negócio!

Para quem ainda se questiona sobre a segurança desta ferramenta, vamos deixar claro que o certificado digital é tipo um escudo contra cibercriminosos. Ele usa criptografia de ponta a ponta (igual ao que é usado para proteger as informações do WhatsApp), o que significa que suas informações ficam trancadas a sete chaves. Só você, ou quem tiver autorização, terá acesso aos seus dados.

Qual é a pegada do Certificado na Contabilidade?

Além de dar uma potencializada na segurança do tráfego das informações, especialmente na Contabilidade, onde as informações são altamente sensíveis, o certificado digital oferece ganho de tempo. 

Com o certificado digital é possível diminuir a perda de horas em idas e vindas, assinaturas e reconhecimentos de firma. É tudo no ambiente digital, rápido, com total segurança e sem perrengue.

Como conseguir o Certificado Digital?

É simples. Basta procurar uma Autoridade Certificadora responsável pela atividade, validar suas informações (tipo uma identidade digital) e pronto! 

São as entidades que fazem a emissão dos certificados digitais e também uma possível revogação. Podem ser públicas ou privadas, e precisam estar credenciadas ao AC–Raiz (Autoridades Certificadoras). 

Existem diferentes tipos e responsabilidades incluídas nesse grupo de instituições e seu funcionamento é regulamentado segundo as leis do ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

O certificado digital é o caminho para descomplicar a sua vida profissional. É prático, é seguro e, de quebra, faz você ganhar uns pontinhos na agilidade. É como ter um superpoder na palma da mão!

Então, bora digitalizar essa contabilidade e dar tchauzinho pra papelada! Certificado digital na área, e a burocracia que se cuide.

Conheça a plataforma de Ponto Flit

O Ponto Flit tem como objetivo ajudar empresas de todos os portes a eliminarem erros e multas através da gestão eficiente e segura dos registros de ponto.

Clique aqui e solicite uma demonstração hoje mesmo. Veja como sua empresa pode ganhar tempo e produtividade com o Ponto Flit.

Vamos liberar para você 30 dias grátis, pois confiamos na plataforma e queremos ajudar sua empresa a ficar resguardada.

 

Walter Flores

CEO da Flit